As atividades acontecem junto das equipes das duas ATIs desde o dia 20 de novembro e seguem até o dia 29 do mesmo mês

Entre os dias 20 a 29 de novembro, as equipes da Assessoria Técnica Independente (ATI) da Cáritas Diocesana de Itabira, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Governador Valadares, seguem em processo de uma importante formação para a aplicação do Registro Familiar (RF). O objetivo é capacitar as equipes, estudar conceitos e proporcionar as informações necessárias para atuar na coleta de dados junto às pessoas atingidas.
A formação abrange uma ampla gama de temas, desde conceito de núcleo familiar e cultura até sistemas indenizatórios, saúde e atividades econômicas, dentre diversos outros assuntos. Os assessores e mobilizadores estão imersos em discussões conceituais e apresentações didáticas para garantir alinhamento e preparação eficaz para o trabalho de campo, que se inicia em breve com a aplicação do formulário.O que é o registro familiar?

O Registro Familiar é um instrumento de levantamento de informações para compreender a situação atual das pessoas atingidas oito anos após o rompimento da barragem de Fundão. As informações serão coletadas a partir de uma escuta atenta e mediante a participação e centralidade da população atingida, visando identificar as principais demandas em relação ao processo de reparação e qual acesso à reparação tiveram até o presente momento.
Lembre-se: as ATIs da Cáritas Diocesana de Itabira e da Cáritas Diocesana de Governador Valadares não fazem cadastro das pessoas atingidas ou realizam pagamento das medidas indenizatórias, que são atribuições da Fundação Renova.
Nesse sentido, o RF é um método para coletar dados amplos e detalhados que serão encaminhados às Instituições de Justiça, governos e as empresas responsáveis pela reparação dos danos.
Fiquem atentos (as) para receberem em breve informações e agendas importantes sobre o Registro Familiar.