CÁRITAS DIOCESANA DE ITABIRA REALIZA ASSEMBLEIA PARA MUDANÇA DE ESTATUTO E ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA

No dia 29 de junho ocorreu a Assembleia formativa e eletiva da Cáritas Diocesana de Itabira,  na igreja de Santa Rita, em João Monlevade. O encontro teve como objetivo eleger a nova diretoria da instituição e contou com a participação de religiosos, parceiros, representantes da Cáritas Regional Minas Gerais e agentes dos diversos projetos e ações desenvolvidos pela Cáritas Diocesana de Itabira, como o Arte e Vida, Casa Lar e a Assessoria Técnica Independente. 

Foto: Tainara Torres/Cáritas Diocesana de Itabira

Na ocasião, foi apresentado o processo histórico e a origem da Cáritas, além da missão e dos valores da instituição, como a unidade, fraternidade, solidariedade e espiritualidade. Luis Stefani, da Paróquia de São Luís de Maria de Montfort, de João Monlevade, destacou que “ser Cáritas é estar a serviço de” e reforçou a importância da caridade libertadora. 

Também foi realizado um resgate histórico da Cáritas Diocesana de Itabira, desde a sua fundação, em 1967. Foram descritos os diversos projetos de atuação, ações em assistência social, educação de base, obras sociais e atividades desenvolvidas ao longo desses 57 anos. Desde 2016, a Cáritas Diocesana de Itabira atua com os seguintes projetos e ações:

  • Projeto Arte e Vida – Nova Monlevade;
  • Projeto Arte e Vida – Bela Vista de Minas;
  • Assessoria Técnica Independente (ATI) às pessoas dos Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento), atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015;
  • Fórum Regional de Economia Solidária do Médio Piracicaba;
  • Construção de Fossas sépticas Biodigestoras em Dionísio (Parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dionísio);
  • Representatividade nos Conselhos Municipais de Direitos nas cidades de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo;
  • Parceria com a Pastoral do Povo de Rua em Itabira;
  • Realização do Encontro Diocesano de Criança e Adolescente.

Também foi apresentada uma análise de conjuntura e a importância do Marco Referencial da Cáritas, documento que abarca a missão, as diretrizes e a organização da Rede Cáritas. Foram destacados princípios que norteiam a atuação da Cáritas, como a defesa da democracia e da participação; além dos potenciais e desafios da organização em rede. Samuel da Silva, secretário regional da Cáritas Minas Gerais, ressaltou a importância desse espaço, “de um processo democrático na rede, em que é possível debater participativamente os rumos da Cáritas e também a escolha da nova direção da instituição”.

Em seguida, foi realizada a leitura do Estatuto da Cáritas Diocesana de Itabira. Todas as propostas de alterações estatutárias apresentadas durante a leitura foram aprovadas com unanimidade pelas pessoas presentes. Por fim, aconteceu a eleição da nova diretoria, que foi composta da seguinte forma:

  • Presidente: Pe. Elson Vital dos Reis; 
  • Vice Presidente: Pe. Gustavo da Silva Alves; 
  • 1ª Secretária: Neiva Ângela da Cruz; 
  • 2ª Secretária: Patrícia Aparecida Santos;
  • 1ª Tesoureira: Lucimere da Silva Leão; 
  • 2º Tesoureiro: Pe. José Marcelino de Magalhães Filho;
  • Conselho Fiscal (titulares): Deusdeth de Souza Amorim Junior, Pe. Luiz Stefani e Maria Margarida Ferreira Silva
  • Conselho Fiscal (suplentes): Ana Maria de Sena, Renato Marcelo dos Santos e Maria Nicolau Costa.
Foto: Tainara Torres/Cáritas Diocesana de Itabira

Lucimere Leão afirmou que o espaço de formação, debate sobre novo estatuto e eleição de nova diretoria, foi muito importante, “trazendo o estatuto pra dentro do nosso contexto atual, que o Marco Regulatório, as leis do código civil nos propõem. Foi um momento importante para nós, uma assembleia significativa, forte, com a presença de várias pastorais, movimentos, serviços, associações e representatividade de todos os projetos que nós trabalhamos”.

Foi um espaço para fortalecer o espírito de solidariedade, o trabalho em rede, apostando na ação coletiva e participativa pela construção da justiça e da paz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima